Passada a ressaca das Festas de Fim de Ano, e acordados ante a realidade nua e crua de um mundo capitalista cruel e selvagem fica-nos a reflexão sobre como tranformar tal iniquo sistema e construir os fundamentos de um novo mundo socialista.
Doravante o insucesso do totalitarismo marxiano-leninista, fica nos inicialmente a ponderação feita pelos socialistas que escreveram o manifesto da Esquerda Democrática nos idos de 1947 e que naquele tempo já diziam que socialismo só se constrói com liberdade. Mas apenas a eliminação dos pressupostos totalitários do marxismo-leninismo são suficientes para redimi-lo? Como compreemder as demais criticas feitas a teoria socialista e ao socialismo marxiano-leninista ?
Responde as diversas teorias socialistas a complexidade do mundo contemporâneo? Quais respostas tem sido pensadas pelos países ainda socialistas a estes problemas modernos ?
Por enquanto fico com o ilustre escrito Verissimo e sua afirmação de que o Socialismo persiste por que o capitalismo não consegue responder a sua maior critica e defesa em prolde um mundo sem esplorados e esploradores. E nós como socialistas como podemos responder ao capitalismo contemporâneo ? Como provarmos que a história não acabou ? Como construir o socialismo num mundo globalizado ? Como defender a unidade proletária internacional e ao mesmo tempo a auto-determinação dos povos ?
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário